Durante a 24ª Sessão Ordinária realizada em 15 agosto, a Câmara Municipal de Sarandi, aprovou o Projeto de lei que concede benefício fiscal a contribuintes que desenvolvem ações de preservação ao meio ambiente. Ao utilizar a tribuna, Pablo Mari, vereador da Bancada do União Brasil e propositor do projeto, defendeu e solicitou aos colegas a aprovação ao projeto, esclareceu dúvidas e reforçou dizendo que esta ação traz grande incentivo tanto à população quanto ao meio ambiente. Este projeto traz economias e incentiva a população a desenvolverem cada vez mais, práticas de preservação ao meio ambiente, como uso de energia limpa e sustentável. O projeto estabelece outros itens a serem observados para a conquista do benefício, como exemplo; área verde permeável, reuso de água da chuva, destinação de resíduos orgânicos para compostagem, limpeza anual da fossa séptica. O IPTU VERDE, recebeu votação favorável da maioria dos parlamentares. O texto já seguiu para a prefeitura afim de receber aprovação do prefeito Nilton Debastiani do PDT.
Ainda, em meio a sessão, Dalmir Nunes da Bancada do PDT, solicitou a inclusão do projeto de lei ordinário nº 61/2022, qual solicitou autorização dos vereadores, afim de que o município possa adquirir um terreno urbano localizado no Bairro Vicentinos desta cidade de Sarandi, pelo valor de R$ 85.000,00 (oitenta e cinco mil reais), para construção de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS. O terreno que hoje pertence a Sra. Ivânia Monteiro Alves, e que pretende o município adquirir, possui uma área de 497,70m², e dispõe das necessárias condições de acesso e topografia para aquilo que se projeta nele construir, um centro de atendimento comunitário multiuso, que poderá abrigar serviços prestados por diferentes secretarias.
Também foi aprovado o projeto de lei do legislativo nº 14/2022, que altera a lei municipal nº. 3.882, de 18 de maio de 2010, que dispõe sobre a política habitacional de interesse social do município, voltada para a população de baixa renda. A propositura dos vereadores Airton Ortiz, Dalmir Nunes, Marcelo Barbosa, Jairo Corso da Bancada do PDT, Pablo Mari da Bancada do União Brasil e Alemão Azeredo do Progressistas, busca alterar o Artigo 10 da Lei Municipal nº. 3.882, de 18 de maio de 2010, que dispõe sobre a política habitacional de interesse social do município, voltada para a população de baixa renda.
Após o encerramento da 24ª sessão ordinária, os vereadores estiveram reunidos com o Prefeito Nilton Debastiani e com o Secretário da Habitação Alex Antônio Rodrigues, esclarecendo dúvidas pertinentes a habitação, aquisição de áreas de terras e por fim trataram do recolhimento do lixo em nossa cidade. O Prefeito Nilton Debastiani e Alex Rodrigues em data oportuna atenderam o ofício dos vereadores para este encontro que teve por objetivo tirar dúvidas dos edis no que tange os assuntos acima descritos.
Marcaram presença, acompanhando os trabalhos legislativos, James Lucietto Assessor do Dep. Giovani Cherini(PL), Lucimar Carboni e o Pirulito, representantes do PL em Sarandi, a Senhora Ivânia e familiares moradores do bairro Vicentinos e proprietários do terreno que está sendo vendido a prefeitura para a instalação do CRAS. Para maiores informações sobre a sessão ordinária desta segunda (15), acesse o link https://fb.watch/eXDxH4-Brt/
Por: Lori Vargas de Oliveira
Assessor Comunicações
Câmara Municipal Sarandi-RS