A Câmara de Vereadores de Sarandi manisfesta o mais profundo sentimento de pesar pelo falecimento de Hilário Francisco Salvatori, ocorrido na manhã do dia 22 de Agosto de 2020..
Seguindo todos os protocolos de saúde em virtude da pandemia de Covid-19, será realizado o velório na Câmara Municipal de Vereadores de Sarandi, a partir das 13horas, com Missa ás 16h30 e sepultamento ás 17h.
Sua trajetória:
Hilário Francisco Salvatori, nascido aos 30 de agosto de 1949, filho de Angela e Luiz Salvatori, decimo segundo filho de 14 irmãos, natural do Lajeado Seco, distrito de Sarandi, atualmente município de Rondinha.
Residiu no município ate seus 11 anos, quando ingressou no seminário de Canela, lá permanecendo até seus 17 anos.
Após esse período foi morar em Irai, cursando o técnico em contabilidade, trabalhou nos hotéis Balneário e Planalto. Já com 21 anos de idade, fiou residência em Sarandi, na linha Cabrito, morando com sua irmã Inês Zanetti.
No período que permaneceu morando na linha Cabrito, foi nomeado professor municipal pelo então prefeito Reinaldo Luiz Toazza, lecionando na Escola Municipal Linha Cabrito, trabalhou também na empresa Salwipa, empresa moveis Ouro e como motorista de lotação na linha Rio Bonito-Sarandi.
Com uma certa independência financeira foi morar com alguns amigos na área central de Sarandi.
Aos 23 anos de idade, foi convidado pelo senhor Vitor Davoglio, titular do Tabelionato de Notas de Sarandi a ser seu escrevente autorizado. Após 3 anos atuando no Tabelionato iniciou o curso de Direito na UNICRUZ – Universidade de Cruz Alta, vindo a se formar no ano de 1979, ano este que assumiria a titularidade do Tabelionato com a aposentadoria do Senhor Vitor Davoglio.
No ano de 1980, casou-se com Marivone Badim, desta união nos anos de 1984 e 1986 nasceram os filhos Joana e Hilario Jr.
Com o inicio do fim da ditadura, já com algumas campanhas por eleições diretas ocorrendo no Pais, foi convidado pelo então deputado Hilario Braum, a se filiar no PMDB.
Devido a sua criação e princípios, não compactuava com algumas posições do partido PMDB na época, preferindo ingressar no PDT, partido criado por seu Líder Político Leonel de Moura Brizola, após perder a sigla do Partido Trabalhista Brasileiro em uma disputa jurídica.
No ano de 1982, ingressou definitivamente na politica do município, concorrendo ao cargo de prefeito municipal, disputando a vaga com seus companheiros Alzeno Ghelen e Reinaldo Luiz Toazza, tendo como seu vice Luiz Carlos Rabello, PMDB, saindo vitorioso da eleição naquele ano.
Já como prefeito municipal, com mandato de 6 anos, destacam-se aqui algumas obras e feitos da sua gestão.
- Conclusão do Hospital comunitário de Sarandi – HCS
- Reformulação da praça farroupilha
- construção da Capela Mortuária e do muro do cemitério municipal
- construção do Pórtico de entrada da cidade
- Vinda da empresa Dakota para o município
- Concedeu aumento real acima da inflação em todos os anos de seu mandato aos funcionários municipais
- Implantou a Telefonia Rural nos distritos Barra Funda, Barreirinho, Boa Vista, Maneador e Cauna, adquirindo 113 aparelhos para os distritos.
- Aquisição de mais de 50 veículos, entre ônibus, ambulâncias e maquinas pesadas.
- Participou ativamente das negociações na invasão da Fazenda Annoni no ano de 1985, construindo escolas, chamadas de Brizoletas, dentro da fazenda.
- Ampliação do parque de exposições, realizando a construção da Asa Delta, local onde e realizado os eventos formais em épocas de feiras.
- Implantação do Plano de carreira municipal
- Presidiu a AMZOP no ano de 1986.
- Unificação de local para empresas se instalarem no município – Criação do Distrito Industrial.
- Aquisição da usina asfáltica para o município
-Vereador na Legislatura 2012-2016.
Dentre suas prioridades a frente do executivo municipal, sempre esteve o bem estar do funcionário público, pois era este que estava na linha de frente no atendimento à população.
Após um período de 6 anos a frente do executivo municipal, entregou o cargo a seu sucessor Roberto Merten, PDT.
Nos anos seguintes atuou ativamente em entidades do município, presidindo o Hospital Comunitário por diversas vezes, atuando na diretoria da APAE, presidindo o CEPROM e participando de atividades das mais diversas.
Em sua trajetória política, além do executivo municipal assumiu por dois mandatos o cargo de vereador.
Ainda muito ativo politica e profissionalmente, no ano de 2014 inciou aquela que viria a ser sua mais difícil batalha, um tumor maligno localizado em sua bexiga.
Como regra em sua vida, desistir é uma palavra distante da sua realidade, foi assim na conclusão do Hospital, que muitos companheiros acreditavam ser impossível concluir uma obra daquele porte com as condições do município, bem como na vinda da empresa DAKOTA ao município, quando muitos imaginavam que seria um sonho.
Um homem simples, de grandes ideias, ambicioso para com seu município, leal aos seus pares, altruísta em sua essência, ajudava naquilo que podia todos os que o procuravam.
Atualmente encontra-se em sua residência aos cuidados de sua família e profissionais da área da saúde.
Hilario Salvatori, ainda em vida, deixa um legado para os atuais e futuros gestores no sentido de priorizar as pessoas e as obras que efetivamente farão diferença em suas vidas.
Nesse momento de dor e tristeza, a Câmara de Vereadores manifesta condolências à família enlutada, reafirmando o sentimento de admiração e carinho pela brilhante caminhada do ex-Vereador e ex-Prefeito de Sarandi, Sr. Hilário Francisco Salvatori em nosso município!
Lori Oliveira
Assessor Imprensa/CMS